Auxílio Moradia para Médicos Residentes

5-min

AUXÍLIO MORADIA PARA MÉDICOS RESIDENTES

De acordo com a lei nº 12.514/2011, TODOS os médicos residentes possuem o direito ao auxílio-moradia. Dessa forma, se você está inscrito em um programa de residência médica e a instituição responsável não fornece o auxílio-moradia in natura (ou seja, se não é oferecido o local para moradia) é possível o amparo judicial para buscar por esse direito indenizatório.

COMO FUNCIONA O AUXÍLIO?

Em regra, o Auxílio-Moradia deve ser garantido in natura para os médicos residentes, por meio da disponibilização de moradia ou alojamento ao aluno. Contudo, a partir do momento que a instituição de ensino não disponibiliza o alojamento para o médico residente, deverá ser pago a ele um valor indenizatório com o objetivo de ressarcir as despesas do residente com habitação.

Logo, o fato da instituição disponibilizar o local de descanso ao médico residente não a desobriga de fornecer o alojamento ou, no mínimo, o auxílio-moradia, compensação financeira para possibilitar que o médico consiga se instalar durante o período da residência.

JÁ TERMINEI A RESIDÊNCIA, AINDA TENHO DIREITO?

Em relação àqueles que já encerram a sua especialização, os Superiores Tribunais entendem que também possuem direito a receber o valor retroativo desse auxílio aqueles que concluíram o programa no prazo de até os últimos 5 (cinco) anos.

OS TRIBUNAIS SUPERIORES ENTENDERAM QUE O VALOR A SER RECEBIDO PELO MÉDICO RESIDENTE, OU MÉDICO QUE JÁ TENHA CONCLUÍDO SUA ESPECIALIZAÇÃO, SERÁ DE 30% DO VALOR RECEBIDO POR ELE EM SUA BOLSA DE RESIDÊNCIA MÉDICA.

Portanto, é direito devido ao médico residente receber o auxílio-moradia, seja ele in natura ou por meio de indenização (in pecúnia) e mesmo após a conclusão da residência, sendo possível garantir tal direito por meio de uma ação judicial

Se você é médico e participa ou participou de residência médica nos últimos 5 (cinco) anos e quiser buscar o recebimento do auxílio-moradia que é um DIREITO SEU, entre em contato conosco e agende uma reunião para saber mais. Basta nos chamar no WhatsApp que um dos nossos advogados especialistas irá lhe ajudar.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp: